Notícias

cartaz Comércio Seguro
.

A ACILIS celebra protocolo para um comércio mais seguro

A ACILIS celebra protocolo para um comércio mais seguro

A ACILIS celebrou um protocolo com os municípios de Leiria, Batalha e Porto de Mós e as forças de segurança GNR e PSP, com o intuito de sensibilizar os comerciantes para as boas práticas no exercício da sua atividade.

Este protocolo, cuja cerimónia de assinatura decorreu no dia 12 de setembro, no Teatro José Lúcio da Silva, visa a promoção de ações de sensibilização e divulgação de normas de segurança que alertem os comerciantes para a necessidade de adotarem medidas de prevenção.

Lino Ferreira, presidente da direção da ACILIS referiu durante a apresentação do protocolo que “o comércio é das atividades que mais contribuem para o desenvolvimento de um território, sendo além disso, um setor que não exporta apenas produtos, mas também a nossa identidade.” Acrescentou ainda que o “com o crescimento do turismo nesta região, torna-se cada vez mais importante dar atenção à segurança, e é aqui que este protocolo assume grande pertinência, até porque pretendemos alertar os comerciantes para as boas práticas.

Também presente nesta cerimónia, o Secretário de Estado para a Defesa do Consumidor, João Torres destacou o papel que o comércio tem assumido no desenvolvimento da região de Leiria e da importância da promoção de políticas públicas que tenham em conta o contexto de cada território.

Marcaram presença nesta cerimónia o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, o vice-presidente da Câmara da Batalha, Carlos Agostinho, os comandantes do Comando Distrital da PSP de Leiria e do Comando Territorial de Leiria da GNR, respetivamente superintendente Paulo Quinteiro e tenente-coronel Carlos Afonso, entre outras entidades e representantes de instituições.

– Sessão de esclarecimento comércio seguro

Antes da assinatura de protocolo, a ACILIS promoveu em parceria com os SMAS de Leiria e a ASAE uma sessão de esclarecimento dirigida a empresários.

Leandro Sousa, em representação dos SMAS, abordou o tema da “Água da torneira, Água segura”, informando os presentes do lançamento de um kit para os comerciantes poderem disponibilizar aos seus clientes água da torneira, inicialmente para a restauração aderente ao projeto “Leiria Acessível”.

Em representação da ASAE, o inspetor-chefe Paulo Torres esclareceu a plateia sobre as regras gerais para o exercício da atividade económica, bem como a legislação aplicável ao livro de reclamações, saldos, promoções, liquidações e afixação de preços.