Fundação da ACILIS

A Associação Comercial de Leiria foi fundada no dia 2 de janeiro de 1902, quando “no escriptorio commercial do Ex.mo Sr. Leitão e C.ª”, reuniu pela primeira vez a sua Direção sob a “batuta” de Adolpho Augusto Leitão.

Inauguração da Primeira Sede

No dia 1 de dezembro de 1935 foi inaugurada a primeira sede (arrendada) na Rua D. Dinis, nº 18, pondo finalmente cobro às reuniões “ambulantes” e satisfazendo-se assim uma das mais fortes aspirações dos associados da altura.

Designação de Grémio

Em 13 de junho de 1939 – com base no Decreto-Lei 29.232 de dezembro de 1938 que impunha a transformação de Associações em Grémios – por deliberação da Assembleia Geral Extraordinária, a ACL foi integrada na orgânica corporativa criada pelo Estado-Novo, com a designação de Grémio do Comércio de Leiria. Foi nessa altura que alargou

Início Oficial de Atividade

O Grémio do Comércio de Leiria iniciou oficialmente a sua atividade em agosto de 1940 proporcionando, com esse facto, “inteira satisfação” aos seus cerca de 120 agremiados, expectantes de virem a conseguir uma maior influência junto dos poderes públicos.

Mudança de Sede

Em finais de outubro de 1963, o Grémio transferiu-se para a sua nova sede (igualmente arrendada) na Rua Comandante João Belo, nº. 31.

Demissão dos Corpos Diretivos

Poucos meses após a Revolução de abril de 1974 e mediante a perspetiva de uma maior liberdade na prossecução dos interesses do sector comercial, os corpos diretivos do Grémio apresentaram a sua demissão, ficando os destinos deste entregues a uma Comissão Administrativa.

Transformação para Associação

Somente em julho de 1975, os cerca de 1750 agremiados acabariam por aprovar a transformação do Grémio, de novo em Associação Comercial de Leiria.

Sede Própria

A Associação conseguia finalmente concretizar o grande anseio da sua massa associativa com a aquisição de sede própria na Avenida Combatentes da Grande Guerra, nº. 43, onde ainda hoje está instalada.

ACIL

Por força de deliberação emergente da Assembleia Geral Extraordinária realizada a 8 de novembro de 1990 a ACL passa a ser ACIL – Associação Comercial e Industrial de Leiria, passando a integrar também a atividade industrial.

ACILIS

Em resultado da deliberação de Assembleia Geral de 28 de outubro de 1999, procedeu a Associação à alteração dos Estatutos, passando a designar-se ACILIS – Associação Comercial e Industrial de Leiria, Batalha e Porto de Mós.

Delegação na Batalha

Desde fevereiro de 2000, a ACILIS dispõe de uma Delegação na vila da Batalha, na Praça Mouzinho de Albuquerque – Edifício Mouzinho de Albuquerque, 2º andar – sala 2.

1.º Centenário

1.º Centenário

A 2 de janeiro deste ano, a ACILIS celebrou o seu 1.º Centenário, comemorado durante todo aquele ano com uma série de iniciativas, tendo inclusivamente criado um logótipo e publicado um livro comemorativos dos 100 anos.  

Atualmente

Atualmente a ACILIS é uma associação empresarial de comércio, indústria, serviços e turismo, sem fins lucrativos, reconhecida como instituição de utilidade pública e com um historial essencialmente ligado à área comercial, sendo que a maioria das empresas associadas continua a pertencer a este sector económico.

Além dos vários serviços que tem disponíveis para utilização dos seus associados a ACILIS tem vindo nos últimos anos a apostar fortemente na Formação Profissional de empresários e colaboradores das empresa e na dinamização dos centros urbanos de Leiria, Batalha e Porto de Mós.